Zuko é um personagem fictício na série de animação Avatar: A Lenda de Aang, produzida e exibida pelo canal norte-americano Nickelodeon. Na série, Zuko é um habilidoso dobrador de fogo e filho de Ozai, soberano da Nação do Fogo. Antes do início da aventura, ele foi exilado da Nação do Fogo e encarregado da captura do Avatar, a fim de restaurar sua honra e direito ao trono. Zuko é acompanhado e auxiliado por seu tio, Iroh. Apesar de inicialmente mostrado como um vilão na série, Zuko possui um grande senso de honra que o joga contra sua própria nação e família. Após tomar conhecimento de sua verdadeira relação com o Avatar, Zuko descobre que seu verdadeiro destino é unir-se a Aang, ensiná-lo a dominar o fogo, e encerrar a guerra de cem anos para trazer a paz de volta ao mundo.
Zuko é o primogênito do Senhor do Fogo Ozai e sua esposa, a bela Princesa Ursa. Amado pela mãe e ignorado pelo pai, Zuko cresceu muito apegado à figura materna. Cerca de cinco anos antes do início da série, Zuko recebeu a notícia da morte de Lu Ten, o único filho de seu tio Iroh, durante o cerco de Ba Sing Se. Tomado pelo pesar, Iroh abandonou a luta, o que Ozai viu como a oportunidade perfeita de convencer seu pai Azulon a herdar o trono. Enfurecido com tal proposta, Azulon ordenou que Ozai fosse punido com o sacrifício de seu próprio filho, Zuko. Mas antes que isso acontecesse, Azulon faleceu e Ursa desapareceu misteriosamente. Mais tarde, soube-se que Ursa formulou um plano para poupar a vida de Zuko e garantir a ascensão de Ozai ao trono.
Três anos após esses acontecimentos, Iroh permitiu que Zuko participasse de uma reunião do conselho de guerra presidido por Ozai em pessoa. Ao ouvir o plano de um general que pretendia sacrificar em batalha uma tropa de soldados inexperientes, Zuko ergueu sua voz em protesto, o que seu pai recebeu como um insulto. Ozai ordenou que Zuko enfrentasse Agni kai, um duelo de honra. Convencido de que iria enfrentar o general, Zuko caiu em desespero ao descobrir que seu adversário era o próprio Ozai, e desistiu da luta. Para puni-lo por sua fraqueza e desrespeito, Ozai queimou horrivelmente a face esquerda de Zuko, tirou-lhe o direito à sucessão do trono, e exilou-o sob ordem de jamais retornar a não ser que o Avatar fosse capturado.
O principal traço de Zuko é uma enorme cicatriz de queimadura em sua face esquerda, em torno do olho e da orelha. Antes seu cabelo era totalmente raspado exceto por uma trança de cabelo no alto da cabeça. Após cortar sua trança como símbolo de renúncia à sua família no episódio "O Estado Avatar", Zuko deixa seu cabelo crescer novamente, até a altura dos olhos. Ele costuma aparecer publicamente com um penteado real nos primeiros episódios da terceira temporada e nos primeiros da primeira temporada.
Inicialmente o antagonista na primeira parte da história, Zuko é apresentado mais como um jovem amargurado e complexo do que um personagem realmente maligno. Ele está mais próximo de ser um antivilão, e à medida que a série progride, ele demonstra mais características de um verdadeiro herói. Por muitas vezes, os sentimentos de bondade de Zuko são silenciados por sua obsessão em capturar o Avatar, voltar para casa e reconquistar o amor de seu pai.
Zuko acredita que uma pessoa só se torna forte se lutar pelo que deseja, e que não acredita na sorte, pois pode-se controlar o próprio destino. Com todos os infortúnios de sua vida levano-o a acreditar que o mundo se voltou contra ele, Zuko passa a manifestar uma determinação inflexível e uma força de vontade respeitada até por seus inimigos.
Zuko tem muitos hábitos, crenças e motivações contraditórias. Criado na realeza da Nação do Fogo, ele não receia em afirmar sua autoridade, e desdenha se envolver com pessoas que ele considera inferiores à sua posição - e mesmo assim, ele se recusa a aceitar vidas humanas como algo dispensável. Durante seu exílio, Zuko demonstrou uma obsessão cega em perseguir e capturar o Avatar, usando todos os recursos necessários para atingir seu objetivo. Mas mesmo com essa preocupação ele ainda é capaz de demonstrar compaixão, escolhendo salvar Iroh do cativeiro em vez de perseguir Aang. Após uma violenta tempestade, mais uma vez seu caminho cruza o de Aang, mas ao invés de continuar a perseguição, Zuko ordena que a tripulação de seu navio rume para um lugar seguro.
O recém-encontrado senso de humildade e paz interior adquirido por Zuko lhe dá a coragem de pedir perdão ao Avatar. Inicialmente rejeitado pelos amigos de Aang, ele acaba ganhando em parte a confiança deles ao salvá-los do Homem Combustão. Mas ele ainda precisa trabalhar para convencer a todos de suas verdadeiras intenções, especialmente Katara, que secretamente ameaçou matá-lo se ele trair Aang. Mais tarde ele recosquista a confiança de Katara, após ele ajuda-lá a encontrar o assasino de sua mãe. Quanto ao Avatar, apesar de seu passado de lutas e conflitos, ambos desenvolvem uma relação de amizade e confiança. Embora Zuko continue sendo um tanto autoritário e enérgico, ele agora é bem mais compreensivo e aberto do que antes.
Zuko assume um conturbado romance com sua amiga de infância Mai, no início da terceira temporada. Mesmo com alguns episódios envolvendo ciúmes e suas personalidades totalmente opostas, os dois demonstram estar plenamente apaixonados, a ponto de Zuko deixar uma mensagem apenas para Mai antes de abandonar o Palácio Real. Alguns episódios depois, Mai perdoa a "traição" de Zuko ajudando-o a escapar de uma prisão de segurança máxima, com isso atrapalhando os planos de Azula e garantindo a fuga de seu amado.
Zuko demonstra ser um habilidoso dobrador de fogo, dotado de um potencial inerente à sua linhagem, descendente tanto do Senhor do Fogo Sozin como do Avatar Roku. Durante a segunda temporada ele aprende muitas técnicas de aprimoramento sob a supervisão de seu tio Iroh.
Seu estilo evoluiu nitidamente, e ele começa a demonstrar mais refinamento e economia de energia. Nos dias em que passou separado de Iroh, Zuko revelou a habilidade de combinar sua dobra do fogo com sua prodigiosa habilidade com espadas duplas, com as quais ele consegue criar disparos capazes de atravessar pedras. No final do episódio "Os Mestres Dobradores de Fogo", Zuko aprende uma antiga forma de dobra de fogo, a técnica do "Dragão Dançante", que renova sua técnica. Porém, essa técnica ainda precisa ser testada em batalha.
Zuko também possui a habilidade de se infiltrar em qualquer esconderijo ou fortaleza sem ser descoberto.
0 Response to "Personagem Zuko"
Postar um comentário